terça-feira, 10 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES


Fotografia: Cristiane Oliveira






A poesia e a maternidade são temas que se interagem completamente porque se harmonizam. Ambos estão ligados à necessidade intrínseca do ser humano de criar, gerar, transformar… A poesia cuida de nossa alma e a mãe de nossa vida. Ambos os valores são importantes para o desenvolvimento da humanidade. Por isso, no tempo do consumo, do descartável, do pragmatismo individualista, nos escondemos de nós mesmos, deformando o perfil do humano, negando qualquer ligação nossa com a possibilidade de mudanças. Assim estou me referindo a um otimismo transformador que foi e é o responsável pelas grandes realizações no mundo. Poesia e maternidade estão diretamente ligados a este conceito. Não existe mãe que não acredite no melhor para seu filho, nem poeta que não veja a sua poesia como agente transformador.



Diante desta realidade e confirmando a contradição do mundo atual é que reunimos uma fotógrafa e cinco poetas baianos em um shoping center de Salvador para uma exposição de poemas cartazes. Confesso hoje que em alguns momentos desta produção tivemos receio de não dar certo, afinal estava usando como espaço o grande símbolo do consumo moderno. Mas a surpresa foi maravilhosa, o que prova que, por mais contraditório que sejamos, apesar de consumistas não perdemos a essência da nossa humanidade.



Assim, em uma noite de abril de 2009 estavam reunidos: os poetas Aleilton Fonseca, Cleise Mendes, Damário Dacruz, Mabel Velloso, Washington Queiróz e a fotografa Cristiane Oliveira na praça central de um shoping. Todos prontos para aquela aventura Quixotesca de levar poesia para o “consumidor”. Para completar a situação, um grande temporal caiu em Salvador, o que poderia atrapalhar a festa. Mas não! A participação das pessoas que estavam no local junto com alguns convidados, que enfrentaram um verdadeiro “dilúvio” para prestigiar o evento, foi impressionante. Foram mais de duas horas de autógrafos e depoimentos emocionados dos presentes. Assim se fez o Palavra Mãe que agora o Caramurê reapresenta em uma versão digital.



Fernando Oberlaender

Disponível também em: Caramure

Este post foi pulicado com atraso por causa de problemas técnicos. peço desculpas aos leitores. (Paula Laranjeira)

Nenhum comentário: