quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO: JOGOS PARA CENAS CÔMICAS, de Fernando Lira



            
O Lançamento do livro JOGOS PARA CENAS CÔMICAS do dramaturgo cearense Fernando Lira foi um vencedores do Programa BNB de Cultura/2012, com patrocínio BNDES e BNB, esta é a quarta vez que sua publicação é contemplada por este programa cultural. Este livro é um desdobramento de seu último livro chamado Ator Risível em que o Grupo Crise, coordenado por ele, criou alguns jogos teatrais para inspiração na cena cômica, é um livro que atende aos grupos teatrais e que serve também de orientação para oficineiros.

     Neste projeto aprovado pelo BNB/BNDES, Fernando Lira irá em três capitais lançar o livro com palestra-aula sobre os Jogos cômicos; em João Pessoa, Salvador e São Luiz. Ainda serão ministradas oficinas pelo Grupo Crise, em mais três cidades do interior: Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Parnaíba (PI). Em todas elas haverá doações deste livro para bibliotecas e instituições publicas.

            Para a programação de lançamento será realizado, no dia 17/09/13 às 16h,no Teatro Martim Gonçalves, uma palestra-aula com no máximo 2h de duração, demonstrando e abordando as pesquisas do Grupo Crise, com ilustração através de vídeo e alguns jogos já realizados em oficinas dadas pelo Grupo e que estão contidas no livro. Para realização dos jogos o publico será convidado a participa. As primeiras 60 pessoas que chegarem para assistir a palestra-aula receberão um exemplar gratuitamente no laçamento que será em seguida. 

O livro é dividido em quatro capítulos: Personagens, Situação, Falas e do texto à cena, cada capítulo além de uma pequena teorização, extraída do ator risível, contem dez jogos para comicidade. A palestra se concentra nos capítulos do livro.

Logo após a palestra-aula, às 18h, será realizado o  lançamento do o Livro JOGOS PARA CENAS CÔMICAS,no foyer do Teatro Martim Gonçalves.




SOBRE O LIVRO



Durante o ano de 2010, foram apresentados os resultados da pesquisa do Doutorado  do Pro. Fernando Lira, juntamente com o Grupo de Pesquisa CRISE (comicidade, Riso e Experimentos do IFCE). através de palestra, apresentação de espetáculo e lançamento de livros, em mais de 16 cidades nordestinas, com o patrocínio do programa BNB de Cultura de 2010 e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Em cada cidade, eram recorrentes as solicitações de  oficinas de teatro voltadas à comicidade.
Assim, O GRUPO CRISE, desenvolveu uma oficina JOGOS PARA CENAS CÔMICAS, que derivou no   livro que se divide em quatro capítulos,  totalizando quarenta jogos. Trata-se do desdobramento da tese de doutorado do Prof. Dr. Fernando Lira, O Ator Risível.

No primeiro capítulo, são apresentados aspectos para a construção de personagens cômicos. No segundo, são apontados um conjunto de mecanismos para o desenvolvimento de situações. No terceiro, trata da fala, palavra e voz cômica. No quarto e último, do texto ao palco, sugerimos alguns jogos que possibilitem identificar e extrair a comicidade de um texto para ser posto  em cena. As personagens, as situações e as palavras, muitas vezes, estão de tal forma, amalgamadas entre si, que se torna difícil ressaltar qual desses elementos motivou o riso. No entanto, por questões metodológicas, explicitamos neste livro, jogos teatrais contendo separadamente cada elemento de composição da cena cômica, que foram criados no CRISE, inspirados na perspectiva Bergsoniana. Assim, com o patrocínio do BNB e BNDES, no Programa BNB de Cultura de 2013,foi possível a publicação deste livro que, além de conter jogos com mecanismos da comicidade , propõe também uma discussão reflexiva sobre teatro, comédia e suas possibilidades de pesquisa e atuação.



ORGANIZADOR  - FERNANDO LIRA



Fernando Lira Ximenes vem atuando no cenário cearense como autor, ator e, algumas vezes, diretor de teatro. Versátil, tanto escreve para o teatro adulto, como para o infantil, com muitas de suas peças frequentemente encenadas para ambos os públicos. Doutor em Artes Cênicas  pela UFBA (2008), Professor do Curso  em  Licenciatura em Teatro do IFCE, Coordenador do Grupo Pesquisa  CRISE do IFCE (Comicidade, Riso e Experimentos),  dirigiu os espetáculos E Pensar que tudo isto é oco! ! (2005),  Terra Grávida ( 2006),  Para Não Falar de Teatro (2008),   Pagador de Promessas (2010), Qual é o Final? (2012) .



Livros  publicados



1. SOBRE COISA NENHUMA e outras coisas (2012)


2. O ATOR RISÌVEL : procedimentos para cenas cômicas (2010)


3. OS BRINQUEDOS NO REINO DA GRAMÁTICA e outras peças para crianças (2008)


4. O VENDEDOR DE PALAVRAS e outras comédias (2005)


5. O NARIZ DA MADAME e outros esquetes (2005)



O GRUPO CRISE

O Grupo de Pesquisa em Comicidade e Riso iniciou seus estudos em janeiro de 2004. Após várias mudanças, o então coordenador do Grupo, Fernando Lira, Doutor em Artes Cênicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), com a Tese “O Ator Risível: procedimentos para cenas cômicas”, propôs uma  Oficina para a junção progressiva de pesquisadores curiosos em buscar novos repertórios para a construção de formas risíveis, através de uma possível técnica para a formação.




Serviço:

Evento Gratuíto

Palestra-aula sobre o livro JOGOS PARA CENAS CÔMICAS, Dramaturgo cearense Fernando Lira, às 16h e logo após às 18h Lançamento deste livro, na data de  17/09/2013 no Teatro Martim Gonçalves.



Informações:

Deusi Magalhães fones res.(71) 3011-1437 cel. 9137-5678

Obs. Fernando Lira chegará em Salvador dia 16/09/13 às 22h, dia 17 (apenas no dia do lançamento e palestra estará em Salvador). 



FERNANDO LIRA

(Ator, Diretor e Dramaturgo – DRT- 378 LIV 02 FLS 148 DRT-CE)

Rua Felino Barroso,281/114

Fortaleza- CE / Fátima  CEP-60050-130

(85) 9622-5092

site www. Fernando-lira.com



e-mail: flira@ifce.edu.br

Nenhum comentário: