quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Aleílton Fonseca recebe a Comenda do Mérito Cultural


As 30 personalidades e instituições receberão a homenagem no Dia da Cultura, 5 de novembro, às 20h,em evento no Teatro Castro Alves

“Buscamos reconhecer e homenagear personalidades e entidades – sejam baianas, brasileiras e estrangeiras – que desenvolveram a cultura na Bahia. O reconhecimento e a homenagem são simultaneamente um dever, um modo de legitimação necessário à dinâmica cultural e uma maneira de estimular todos aqueles que, nos mais diversos campos, trabalham e engrandecem a cultura na Bahia. A Comenda foi imaginada de forma participativa, garantindo a toda comunidade cultural e sociedade baiana a possibilidade de indicar nomes, mas também rigorosa e democrática, pois a seleção final foi realizada com base nos nomes indicados por comissão qualificada composta por representantes de relevantes instituições culturais da Bahia, além da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, afirma o secretário de cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.
 
O professor Aleílton Fonseca, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (DLA), é um dos 30 representantes da cultura da Bahia que receberão, no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a Comenda do Mérito Cultural. A homenagem, concedida pela primeira vez pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, visa reconhecer personalidades e instituições que contribuíram com a valorização da cultura no estado.
São dez integrantes de cada uma das três categorias: Júnior, Sênior e Póstuma. O evento no Teatro Castro Alves terá direção de Elísio Lopes Júnior e irá reunir diversas linguagens artísticas em um espetáculo multimídia.
Na categoria Júnior, destinada a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural, receberão a Comenda a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU, o dramaturgo, escritor e ator Aldri Antonio Alves da Anunciação, o poeta e escritor Aleilton Fonseca, o músico Carlinhos Brown, o centro de conhecimento, cultura e inclusão social Cidade do Saber, localizado em Camaçari, o Circo do Capão, o diretor teatral Fernando Guerreiro, atual diretor da Fundação Gregório de Mattos, a atriz e cantora Laila Garin, o maestro Ricardo Castro e a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité.
A categoria Sênior, que contempla nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana, terá como agraciados a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, o professor e historiador Cid Teixeira, o músico Elomar Figueira Mello, o escultor, curador e museólogo Emanoel Alves de Araújo, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o professor e cineasta Guido Araújo, aIrmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, a escritora e poeta Myriam Fraga e o Teatro Vila Velha.
Já a categoria Póstuma, que deverá ser entregue aos familiares dos agraciados, inclui personalidades de reconhecida atuação em prol da cultura baiana: o arquiteto Diógenes de Almeida Rebouças, o músico Dorival Caymmi, o médico e criador e reitor da então Universidade da Bahia, Edgard Santos, o cineasta Glauber Rocha, o escritor João Ubaldo Ribeiro, o escritor Jorge Amado, o artista plástico, escritor e sacerdote afro-brasileiro Mestre Didi, os mestres fundadores da Capoeira Pastinha e Bimba, o geógrafo Milton Santos e o produtor, dramaturgo e ator Ruy Cezar.
Para homenagear os 30 agraciados com a Comenda, o diretor Elísio Lopes Júnior está preparando uma “performance plástico-musical”, através das diversas sonoridades e estéticas da Bahia. “No meu entender, os homenageados estarão no palco para serem homenageados e aplaudidos. O que eles tinham que fazer, dizer e criar já está feito. Então eles serão trazidos à cena para receberem suas Comendas sob o olhar e o aplauso da plateia, e o nosso papel é preparar essa cena para recebê-los. O verdadeiro espetáculo é a obra desses criadores geniais”, antecipa Elísio Lopes.
O espetáculo contará com uma instalação plástica especialmente concebida por Renata Mota, coreografia de Zebrinha, direção musical de Jarbas Bittencourt, iluminação de João Batista, figurinos de Zuarte Jr e Carine Cedrashi, e trabalho de VJ de Gabiru.
Sobre a Comissão
A Comissão que selecionou os premiados foi formada pelo secretário Estadual de Cultura e mais 15 membros representantes das seguintes instituições: Associação Baiana de Imprensa, Academia de Ciências da Bahia, Academia de Letras da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Conselho Estadual de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia, Superintendência de Promoção Cultural da SecultBA, Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, um representante das universidades estaduais da Bahia e um representante das instituições federais de ensino superior da Bahia.
A Comenda do Mérito Cultural foi instituída pelo Governo do Estado através do decreto nº 14. 917, de 08 de janeiro de 2014, no âmbito da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. As indicações para a Comenda foram feitas pela sociedade – pessoas físicas e jurídicas – que enviou sugestões por meio de preenchimento de formulário online, totalizando 991 indicações. A Comissão escolheu os agraciados entre esses indicados. Excepcionalmente neste primeiro ano, serão concedidas 30 comendas. A partir do segundo ano, serão concedidas 15 comendas, sendo cinco em cada uma das categorias.

Fonte: Secretaria de Cultura da Bahia 
Feira de Santana, 27/10/14
Disponível: http://www.uefs.br/portal/noticias/2014/professor-aleilton-fonseca-recebe-a-comenda-do-merito-cultural
 

Nenhum comentário: