sábado, 26 de setembro de 2009

O pêndulo de Euclides: outras notícias

>O texto abaixo foi retirado do Diário de Taubaté online

21/08/2009

Uma viagem ao centro da Terra de Canudos

Na celebração do centenário de morte de Euclides da Cunha, Aleilton Fonseca homenageia o grande autor de Os sertões. Com a região nordestina da Guerra de Canudos como cenário, O pêndulo de Euclides, novo romance do escritor baiano, será lançado dia 24, segunda-feira, pela Editora Bertrand Brasil. A obra apresenta um debate inteligente e instigante sobre um dos mais sangrentos conflitos brasileiros. Tudo retratado, de maneira leve e encadeada, pela visão de um professor baiano, um professor francês e um poeta.

Mas o que há em comum entre esses personagens? Aparentemente nada. Mas, a cada página do romance, a relação entre eles fica mais nítida para o leitor: há todo um clima de encanto e curiosidade pela Guerra de Canudos e tudo que a cerca.

No ano de 2003, um professor baiano apaixonado pelo livro Os sertões, de Euclides da Cunha, decide conhecer a famosa região de Monte Castelo a fim de escrever seu próprio livro. Em sua jornada, ele terá a companhia do francês Dominique e do poeta Alex. Juntos, 106 anos após a quarta batalha entre sertanejos e soldados republicanos, e o extermínio dos seguidores de Antonio Conselheiro, eles partem para uma viagem no tempo.

Ao chegar a Monte Castelo, o primeiro sentimento é de espanto cultural. O comércio é informal, as pessoas são extremamente simples e amistosas, e tudo gira em torno do mito de Antonio Conselheiro.

Com uma narrativa surpreendente, ao reproduzir passagens de Os sertões em seus diálogos, O pêndulo de Euclides provoca uma reflexão sobre o que realmente aconteceu no sertão nordestino no fim do século 19. Uma aula sobre as pessoas que lutaram e o cotidiano de suas vidas sob a tutela de Conselheiro.

Aleilton Fonseca nasceu na cidade de Firmino Alves, Bahia, em 1959, e reside em Salvador. É graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo. Foi professor na Université d’Artois, na França, em 2003. Leciona Literatura na graduação e na pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, com pesquisa sobre literatura e imagens urbanas. Escreve ficção, poesia e ensaio, tendo 12 livros publicados, dentre eles, Nhô Guimarães (Bertrand Brasil, 2006).

Título: O pêndulo de Euclides

Autor: Aleilton Fonseca

Editora Bertrand Brasil

Número de Páginas: 210

Preço: R$ 34,00

Disponível em: http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=14606




Na capital baiana, a programação em homenagem a Euclides da Cunha será marcada ainda pelo lançamento de dois livros: O pêndulo de Euclides (Bertrand Brasil), romance de Aleilton Fonseca, e o ensaio bibliográfico Euclides da Cunha e a Bahia (Ponto e Vírgula), de Oleone Coelho Fontes.


O romance de Aleilton, que é professor do departamento de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana, fixa sua narrativa no universo da Guerra de Canudos e da obra-prima de Euclides da Cunha, Os sertões. O lançamento em Salvador será durante um seminário sobre a obra euclidiana, na Academia de Letras da Bahia, dias 30 e 31 de outubro, mas antes o livro será lançado em dois eventos, em São Paulo (no fim deste mês) e no rio de Janeiro (início de setembro).

Disponível em: http://atarde.com.br/cultura/noticia.jsf%3Bjsessionid=500C6FC965EECE3E0C8329C68C4FE32E.jbossdube1?id=1208937



outras notícias :


http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/artigos/cem-anos-da-morte-de-euclides-da-cunha/

http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf%3Bjsessionid=1E87BAF825458F3DE983FDDB7CB5DA56.jbossdube1?id=1208937

Nenhum comentário: