quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Aleilton Fonseca recebe medalha da Academia Brasileira de Letras


Abaixo Aleilton Fonseca

O professor e escritor Aleilton Fonseca, do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), recebeu, esta semana, a Medalha Euclides da Cunha, outorgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A honraria foi concedida a diversos intelectuais que se destacaram em 2009, através de livros e conferências, nas comemorações do centenário de morte do autor do livro Os Sertões.

Aleilton Fonseca publicou este ano o romance O Pêndulo de Euclides, com repercussão na imprensa e nos meios literários. Trata-se de uma ficção que retoma a viagem de Euclides da Cunha ao sertão de Canudos, no tempo da guerra sertaneja de 1897, trazendo à tona vários questionamentos, através da voz dos narradores canudenses.

Medalha ABL1 - Aleilton Medalha ABL3 - Aleilton

Representando a Uefs, Aleilton participou de vários eventos culturais, lançando a obra e fazendo conferências sobre o tema, em várias cidades do país. Esteve presente em livrarias, universidades e instituições como Pen Clube do Brasil, Academia de Letras da Bahia (ALB), Fórum das Letras de Ouro Preto, Bienal do Livro do Recife, nas Universidades Federais do Rio de Janeiro, de Ouro Preto, e de Juiz de Fora, na Uesc, e também nos campi da Uneb, em Teixeira de Freitas, Euclides da Cunha, Coité e Barreiras.

Ainda em 2009, Aleilton Fonseca foi homenageado pela Ufba, pela ALB e pela Academia de Letras de Jequié pela passagem de seus 50 anos. Em abril deste ano, Aleilton Fonseca recebeu uma homenagem no Lycée des Arènes, da cidade de Toulouse, na França, com uma exposição de trabalhos artísticos dos alunos, que foram inspirados nos temas dos contos de seu livro Les Marques du Feu et outres Nouvelles de Bahia (As Marcas do Fogo e outros Contos da Bahia). Na oportunidade, o professor da Uefs também fez uma palestra na Universidade de Toulouse Le Mirail. Para Aleilton Fonseca, 2009 foi o ano mais produtivo de sua trajetória acadêmica e intelectual.


Euclides da Cunha

Disponível em: http://www.uefs.br/portal/noticias/2009/aleilton-fonseca-recebe-medalha-da-academiaacessado em 24/12/09

3 comentários:

Maria Oliveira disse...

Parabéns!

Maria Oliveira disse...

Parabéns!

Paula: pesponteando disse...

Em nome do Aleilton, agradeço sua presença.
Volte sempre!

Paula(adm)